LEI DO MOTOBOY - Com decisão do Contran, fiscalização ficará para 2013

Escrito por , Sexta-feira, 3 de Agosto de 2012


Bruno Perez/Detran

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) só começará a fiscalizar os motoboys e mototaxistas a partir de fevereiro de 2013. Isso se dá após decisão, nesta quinta-feira, 02, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que devido à baixa procura dos motociclistas resolveu prorrogar o prazo.

O diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, disse que o curso é rápido e eficaz. Ele destaca que são apenas 25 horas de aulas teóricas e cinco práticas, e que o motoboy tem que ter no mínimo 21 anos e ser habilitado há pelo menos dois anos na categoria ¿A¿. ¿Vamos começar a cobrar assim que o Contran der o aval. Como ficou para o ano que vem, está mais fácil para os motociclistas se enquadrarem¿, falou.

Em Boa Vista, o Sest/Senat ficará responsável pelas aulas obrigatórias, de acordo com a resolução de 2010. Em Roraima, a baixa procura também é registrada até o momento, assim como no restante do país. Em São Paulo, por exemplo, apenas 2% dos profissionais concluíram o curso.

O motociclista Sidney Santos, 22, disse que já atuou como motoboy, mas que atualmente trabalha em outra área. Mas ele disse que mesmo assim vai fazer o curso para que no futuro possa ser um motoboy legalizado. ¿Nunca sofri acidente trabalhando de motocicleta, mas as normas são válidas em sua maioria. Segurança é tudo pra nós¿, destacou.