Escrito por , Segunda-feira, 24 de Setembro de 2018    A-    A+   


DETRAN FAZ OPERAÇÃO LEI SECA NA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO E ENTREGA MEDALHAS DE CONDUTOR CONSCIENTE



Condutores orgulhosos depois de passarem pelo teste do Bafômetro.

Neste fim de semana, os agentes de trânsito do DETRAN-RR, fizeram a operação Lei Seca em diversos pontos da cidade. Mas dessa vez, além do trabalho de rotina, teve um diferencial, os condutores que estavam com a documentação em dia, portando a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e dirigindo sem ter feito a ingestão de álcool, ganhavam uma medalha de “Condutor Consciente”.

“Durante a blitz, foram entregues 150 medalhas e registradas apenas 5 ocorrências por alcoolemia, e nenhuma destas foi encaminhada para delegacia, apenas autuadas em medidas administrativas. Ficamos muito felizes com este resultado e principalmente pelo número expressivo de premiação por boa conduta”, afirmou o chefe da fiscalização de trânsito, Vilmar Florêncio.

Condutoras felizes por receberem a medalha.

Vilmar alertou ainda que a multa por embriaguez é uma infração gravíssima, custa atualmente R$ 2.937,40 e o motorista pode ter a CNH suspensa por um período de um ano. “Existem outras infrações específicas que podem gerar a suspensão da CNH,assim como a alcoolemia. Fora isso, a suspensão da carteira ocorre a partir de 20 pontos, em virtude de várias infrações registradas pelos órgãos de fiscalização de trânsito, fora o valor da multa”, finalizou.

O presidente do Detran, Titonho Beserra, destacou que a ideia de premiar os bons condutores é um trabalho em parceria com o Ministério Público de Roraima, por meio da promotoria de Saúde. “Devemos estimular quem anda todo legalizado e respeitando as leis de trânsito, pois das inúmeras infrações, a que mais preocupa é a de embriaguez, tendo em vista que ela potencializa os acidentes mais graves que ocorrem no trânsito, muitas vezes com vítimas fatais”, concluiu Titonho.

Dados estatísticos do DETRAN –RR  mostram que num comparativo de ocorrências por embriaguez, em que é realizado o teste do bafômetro, durante todo o ano de 2017, foram registradas 290 ocorrências, e em 2018 até o último fim de semana, já foram registradas 315 ocorrências, sendo 5 apenas no último fim de semana. Titonho acredita que o baixo número de ocorrências feitas no sábado e domingo, se deu devido a intensificação das atividades durante a Semana Nacional de Trânsito.