Escrito por , Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018    A-    A+   


DETRAN SE REÚNE COM PREFEITO E COMANDANTE DA PM EM PACARAIMA PARA TRATAR DA SEGURANÇA NO TRÂNSITO



Nesta quinta feira (8), o corpo técnico do DETRAN-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), foi ao município de Pacaraima, localizado a 215 km da capital roraimense, para se reunir com o prefeito e o comandante da PM do município e tratar da segurança no trânsito em Pacaraima. A ideia da reunião surgiu devido às cobranças da população sobre inúmeros problemas nas ruas da cidade como estacionamento em local proibido, falta do uso de equipamentos de segurança, transporte de pessoas em carroceria, entre outros.
 A chefe do Ciretran de Pacaraima, Aline Aragão disse que a população estava cobrando muito uma alternativa para resolver esses problemas e a mobilização surgiu a  partir desta necessidade. Pacaraima possui cerca de 6 mil habitantes, somente na sede do município e o comércio é a principal fonte de renda dos moradores. Por isso, a questão da segurança no trânsito é tão importante.
Por ser uma cidade que faz fronteira com a Venezuela, o fluxo de imigrantes é intenso. De acordo com o comandante da PM de Pacaraima, Major Josué Silva, a falta de conhecimento dos estrangeiros sobre a legislação de trânsito brasileira, dificulta ainda mais a organização das ruas da cidade.
“O venezuelano é diferenciado do brasileiro que já sabe o que é proibido ou não, mas o venezuelano quando chega aqui, embora veja a placa de sinalização, não entende pra que serve, a maior problemática de veículos na cidade é proveniente dos venezuelanos”, ressaltou o major.
A falta de um plano de mobilidade urbana dificulta ainda mais estas questões. Por isso, o DETRAN-RR quer firmar uma parceria com a prefeitura e a Polícia Militar do município e buscar medidas emergenciais para serem executadas conforme explicou o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato.
“A população está insatisfeita na questão de trânsito pelo fluxo do comércio, as ruas são muito estreitas e nos horários de pico, o trânsito vira um caos. Estamos iniciando esta tratativa com o DETRAN, PM e autoridades competentes para traçar algumas metas e tentar solucionar o problema”, finalizou o prefeito.

A reunião contou com a participação do prefeito e o vice prefeito, o comandante da PM, agentes de trânsito de Pacaraima, o chefe de fiscalização de trânsito de Boa Vista e o diretor administrativo e financeiro do Departamento Estadual de Trânsito, Cassiano Glauco que ressaltou que o Detran vai  juntar esforços com as instituições envolvidas para criar um Plano Emergencial de Apoio ao Trânsito de Pacaraima.
“Vamos realizar operações educativas e repressivas, porque não basta só repreender, temos que fazer um trabalho de conscientização com a população, principalmente devido ao fluxo de estrangeiros. Vamos criar um manual bilíngue para orientar os venezuelanos sobre as infrações de trânsito e como eles devem circular nas ruas”, destacou.
O diretor informou ainda que o Detran-RR está se organizando para trazer os técnicos em engenharia para ajudar a reorganizar  o fluxo de trânsito em Pacaraima. “Junto com a prefeitura queremos buscar soluções para sinalização horizontal ou vertical do município e com isso dar mais segurança no trânsito e mobilidade urbana”, finalizou Cassiano
.