Escrito por , Sexta-feira, 30 de Novembro de 2018    A-    A+   


DOAÇÃO DE SANGUE


 Alunos do projeto Cidadão do Futuro do DETRAN participam da
Campanha Nacional de Doação de Sangue em Roraima
Os alunos do Projeto Cidadão do Futuro do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (DETRAN-RR), em parceria com o Hemocentro Roraima, participaram do dia “D” da Campanha Nacional de Mobilização de Doação de Sangue com o tema “Quem doa sangue também doa futuro”. O objetivo é sensibilizar novos doadores no Estado.
A chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito (DPET) do DETRAN, Érica Corrêa Fortes, ressaltou a importância desta campanha e acredita que toda a população deveria se sensibilizar com esta causa.
 “Quando alguém doa sangue, é uma simples ação que pode salvar a vida de outras pessoas. O DETRAN apoia esta causa e está em parceria com o Hemocentro. A DPET faz um trabalho de conscientização para que a sociedade tenha um trânsito mais seguro, por isso, é tão importante ajudar a disseminar este trabalho, afinal, a maioria destes pacientes que precisam das bolsas de sangue, são pessoas vítimas de acidentes de trânsito”, finalizou Érica .
Quem estiver interessado em doar sangue, deve ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal); Pesar no mínimo 50 kg; Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe).
Mas existem critérios definitivos de impedimento como: Ter tido hepatite; ser portador do vírus HIV/AIDS, Doenças de Chagas; bem como ser usuário de drogas ilícitas injetáveis ou ter tido Malária.
Doar sangue é um ato altruísta e de solidariedade e sua doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa e ajuda a salvar vidas.