Escrito por , Sexta-feira, 10 de Maio de 2019    A-    A+   


Condutores podem receber 40% de desconto em pagamentos de multas.


Detran Roraima adere ao Sistema de Notificação Eletrônica.

GLEICE COSTA
Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 9 de maio, os condutores de Roraima podem receber suas notificações de multas emitidas pelo Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito) via celular.

Trata-se do SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), uma solução do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), desenvolvido pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), que entrou em vigor no Estado nesta quarta-feira, dia 8, e que possibilita aos proprietários de veículos automotores a ciência das eventuais notificações de infrações de trânsito identificadas.

De acordo com o diretor-presidente do Detran-RR, Igo Brasil, o SNE, além de oferecer um desconto maior aos condutores, vai facilitar e desburocratizar o acesso às notificações. “Além da possibilidade do desconto de 40%, esse aplicativo dará celeridade processual. É uma ferramenta que busca solução para o cidadão. Esses são uns dos grandes benefícios que o SNE oferece”, afirmou.

Para obter o desconto de 40%, o proprietário deverá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento, ou seja, não recorrer à multa.

É fácil se cadastrar - Uma opção é baixar o aplicativo do SNE disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS nas lojas virtuais Play Store e iTunes, respectivamente, nos casos de pessoa física. Outra opção é usar a solução SNE Web. Quando o proprietário do veículo executar o primeiro acesso, deve preencher os seguintes dados:

- Para cidadãos habilitados: CPF, e-mail, senha, registro da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o código de segurança;
- Para cidadãos não habilitados, mas que possuem veículos registrados em seu nome: CPF, e-mail, senha e o código de segurança do CRV (Certificado de Registro de Veículo);
- Para pessoa jurídica, acesso por meio de certificado digital (padrão ICP Brasil, tipo A1 ou A3) da respectiva empresa.

Igo Brasil ressalta que esta é uma excelente opção para empresas que possuem vários automóveis registrados. “Em breve, além do acesso às notificações de multas, o SNE também oferecerá mais recursos aos condutores”, pontuou o presidente.