Escrito por , Quinta-feira, 2 de Janeiro de 2014    A-    A+   


A PARTIR DO DIA 15 - Detran começará agendamentos para instalação dos chips eletrônicos



Para realização do processo o interessado deverá acessar o site do Detran (www.detran.rr.gov.br), imprimir e fazer o pagamento da taxa do emplacamento eletrônico (R$95,67), juntamente com o Licenciamento do veículo (R$49,93) e marcar o dia e horário da instalação. 

O sistema vai ajudar a evitar roubo e furto de veículos e cargas, controlar tráfego, localizar veículos roubados, além de outras funcionalidades agregadas. Na prática, um chip eletrônico com os dados do veículo (placa, marca, modelo, ano de fabricação e cor) será instalado nos veículos. 

Para fazer a leitura, várias antenas receptoras serão instaladas em diversos pontos da cidade, o que dará maior segurança aos proprietários e facilidade para as autoridades. 

Segundo o diretor-presidente do Detran, Edgilson Dantas, todos os dados contidos no chip serão criptografados e que caso o chip seja retirado do veículo, será desativado. "Esta nova gestão quer, além de oferecer segurança aos condutores, pedestres e ciclistas, informatizar a Autarquia ainda mais e melhorar a relação com o público", reforçou. 

Caso um veículo sem o chip passe por uma antena, rapidamente será identificado e abordado por uma autoridade de segurança.