Escrito por , Quarta-feira, 30 de Junho de 2021    A-    A+   


DETRAN-RR completa 19 anos nesta segunda-feira (28)


DETRAN/RR completa 19 anos de emancipação

Ascom Detran/RR

Nesta segunda-feira, 28, o Departamento de Trânsito de Roraima (Detran/RR) completa 19 anos de emancipação. Para celebrar a data, o governador Antônio Denarium assinou, no último dia 11 de junho, o Decreto que legaliza o imóvel urbano situado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, bairro Aeroporto, que agora passa a ser de posse e propriedade da autarquia.
“Esse é um grande presente, pois por muito tempo lutamos pela conquista do terreno da nossa sede e agora, com a posse e a propriedade da área podemos dar início a construção do novo prédio e termos a garantia de que nossos servidores estão em um ambiente que é deles”, disse o diretor-presidente do Detran/RR, Igo Brasil.
Além desta conquista, desde 2018, o órgão começou seu processo de modernização administrativa, com foco na valorização do servidor e na promoção da melhoria de atendimento ao público. Foi elaborado um planejamento estratégico para um período de quatro anos (2019-2022) coordenado pelo diretor-presidente Igo Gomes Brasil.
Hoje, o DETRAN/RR possui unidades de atendimento descentralizadas, com três núcleos em funcionamento, sendo um na Casa do Cidadão, um no Pátio Roraima Shopping e outro no Roraima Garden Shopping. “Estamos estudando a implantação de outra unidade descentraliza na zona oeste da capital, para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços do Detran/RR”
Além disso, a vistoria eletrônica foi efetivada e os atendimentos virtuais foram modernizados. Agora também os contribuintes podem parcelar todos os débitos no cartão de crédito.
Os colaboradores do Departamento também foram beneficiados. Atualmente, os servidores têm acesso ao Sistema Eletrônico de Informação (SEI), implantado para dar mais agilidade às demandas internas e externas. Houve mudanças na identidade visual dos uniformes dos agentes de trânsito e dos demais colaboradores, as progressões funcionais foram pagas e agora o diálogo com todas as categorias para a implantação de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) é uma realidade.




Detran/RR e sua história - O Departamento de Trânsito foi implantado no Estado de Roraima há mais de 6 décadas. Durante esse período, o departamento funcionava apenas como uma diretoria pertencente à Secretaria de Segurança Pública de Roraima (SESP).
Até então, a Divisão de Trânsito não possuía autonomia. Ela funcionava como uma diretoria única que contava com poucos equipamentos eletrônicos, o que dificultava a realização de atendimentos e demais serviços.
 O projeto de emancipação foi iniciado pelo gestor Waldner Jorge Ferreira da Silva entre junho de 2000 e Maio de 2002. 
A partir de junho de 2002, Antônio Leocádio Vasconcelos Filho tomou posse do Departamento como Diretor da sede que se tornou autarquia em 28 de junho de 2002, na gestão do então Governador do Estado de Roraima, Franscisco Flamarion Portela, por meio da Lei Estadual n° 338/02.
Após sua emancipação, a autarquia ganhou autonomia financeira e administrativa. Por meio disso, ela passou a ter maior mobilidade na realização de projetos criados por sua direção, adquiriu equipamentos para facilitar mais no atendimento e nos demais serviços ofertados pelo departamento, além de ampliar as suas diretorias que passaram a ser: Diretoria da Administração e Finanças (DAFI), Diretoria de Controle de condutores de veículo (DCCV), Diretoria de Segurança do Trânsito (DSEG)  e a Diretoria Jurídica (DJUR).
A sede passou a ter mais salas, auditório, pátio de exames, além de conseguir um orçamento próprio e o primeiro plano de cargos e salários instituído em novembro de 2004. Atualmente, a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCR) é realizado com a participação de todas as categorias.