Escrito por , Terça-feira, 11 de Outubro de 2011    A-    A+   


Detran disponibiliza mais vagas de estacionamento


Com o propósito de organizar e oferecer mais vagas para os usuários que frequentam o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a direção da Autarquia modificou o estacionamento que agora oferece mais vagas para pessoas com deficiência e idosos.

O pátio também foi todo sinalizado para oferecer maior segurança aos condutores. Ao todo são 100 vagas para carros, incluindo viaturas e preferenciais e 60 para motocicletas.

As vagas para deficientes são previstas no decreto presidencial nº 5.296, que prevê o mínimo de 2% do total de vagas. Já para idosos a prioridade é instituída pela Lei Federal nº 10.741, que assegura a reserva de 5% das vagas para pessoas com 60 anos ou mais. Além de organizar o estacionamento, que estava com sinalização horizontal desgastada pelo sol, o Detran ampliou também o espaço para motociclistas.

A chefe da Divisão de Engenharia de Trânsito, Renata Ferreira, comentou que tanto o decreto como a lei estipulam o mínimo de vagas, mas fica a critério do órgão definir quantas vagas irá dispor. ¿Nós igualamos o número de vagas para idosos e deficientes. O percentual de vagas para idosos segue de acordo com o mínimo estipulado por lei, apenas as vagas para deficientes foram aumentadas¿, esclareceu.

Para a servidora pública, Maria Cleomar Melo, que é cadeirante, a mudança só trouxe melhorias. Ela concorda com a criação de cinco vagas para deficientes e cinco para idosos. ¿Trabalho no Detran há sete anos e era uma dificuldade para conseguir estacionamento. Agora com mais vagas específicas para deficientes, meu marido pode estacionar e fazer todo o procedimento de tirar a cadeira de rodas sem pressa¿, afirmou.

Desrespeito

Mesmo com a identificação das vagas exclusivas para deficientes e idosos, muitos usuários ainda insistem em estacionar de forma irregular. Todos os dias agentes de trânsito estão no local para garantir que os usuários respeitem as vagas especiais. Muitas pessoas são alertadas, mas algumas acabam estacionando de forma incorreta.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, a acessibilidade não é oferecida pelo órgão apenas no estacionamento. Ele destaca a melhoria do acesso ao prédio, salas e departamentos, além de uma setor especial para atendimento prioritário às pessoas com deficiência e idosos. ¿O Detran hoje tem um prédio moderno e dentro dos padrões. Nosso intuito é facilitar os procedimentos e humanizar cada vez mais os atendimentos¿, destacou.